Você conhece Cris Junqueira? Cristina Junqueira é co-fundadora do Nubank, um dos maiores bancos digitais do mundo. Ela fez sua estreia na lista de bilionários da Forbes agora em 2024 que, segundo a publicação, acumulou um patrimônio de US$ 1,4 bilhão.
Mas para quem a acompanha nas redes sociais, certamente sabe que o maior orgulho dela não é medido por cifrões: ela também é mãe de 3 meninas e é adepta, dentro da sua realidade, a ter uma vida mais “pé no chão”. A maior herança que ela quer deixar para as suas filhas não está em uma conta bancária: são valores de honestidade, integridade e da importância do trabalho para gerar verdadeiros impactos transformadores no mundo. Ah, e não podemos esquecer: ela é uma apaixonada pelo universo da Disney!
Agora, vamos saber sobre estas 5 lições!
Lição 1: A mulher grávida é o mamífero mais eficiente do Planeta Terra
Cristina Junqueira destaca a eficiência e a capacidade única das mulheres grávidas no ambiente de trabalho. Ela sempre enfatiza o potencial de contribuição que mulheres grávidas podem oferecer aos seus ambientes de trabalho, desafiando as percepções convencionais sobre maternidade e capacidade profissional.
Cris também defende a importância de políticas organizacionais que apoiem a maternidade sem penalizar a carreira, pois as mulheres não apenas podem, mas de fato, contribuem enormemente para o sucesso das empresas durante e após a gravidez.
Cris reforça a importância de um ambiente de trabalho que reconheça e utilize as habilidades únicas das mulheres, promovendo a igualdade e oferecendo suporte verdadeiro durante momentos críticos de suas vidas.
Lição 2: Valorize a culpa como um alarme
A culpa não deve ser vista negativamente, mas como um indicativo de que algo precisa de atenção ou mudança. É essencial entender a origem da culpa para avaliar se ela é baseada na realidade e, se for, tomar ações corretivas.
Por exemplo, uma pessoa pode se sentir culpada por não passar tempo suficiente com a família devido ao trabalho. Aqui, é importante discernir se essa culpa tem base na realidade (real negligência) ou se é um sentimento derivado de expectativas irrealistas de si mesmo ou dos outros.
Lição 3: Só critique o que você sabe
Antes de sair criticando, lembre-se que as coisas saem erradas. Toda empresa vai ter problemas. Olhando de fora, fica muito fácil criticar, ainda mais quando muitos colocam os holofotes sobre aquele 1% que deu errado (nestas horas, ninguém lembra dos 99% que deram certo).
Além disso, as decisões fáceis nas empresas, no geral, não são tomadas pela alta liderança. A alta liderança fica com as decisões mais difíceis e complexas. E, muitas vezes, quem critica não está vendo a Big Picture, mas só um pedacinho de algo MUITO maior.
Por isso, foca no seu!
Ah, tem um podcast que ela fala muito sobre isso. Trouxe aqui para vocês!
Lição 4: Fazer o básico
Faça o básico bem-feito! Em um ambiente em que as coisas não funcionam de maneira eficiente, conseguir entregar o básico muito bem feito já é um grande diferencial.
Ou seja, muitas vezes não é necessário ter ideias mirabolantes, reinventar a roda ou inventar algo da NASA: apenas foque numa dor que dói muito no cliente e resolva. Cumprir o que foi combinado é ouro! É o que Cris muitas vezes resume como reliable.
E isso se aplica para qualquer área.
Lição 5: Não me interessa se o pato é macho, eu quero o ovo!
Essa é uma maneira bem humorada de Cris Junqueira dizer que o que realmente importa são os resultados, não os detalhes ou aspectos secundários de como esses resultados são alcançados.
Em outras palavras, ela reforça a importância de focar no objetivo final, sem se perder em questões irrelevantes ou triviais que não contribuem diretamente para o resultado desejado. Basicamente: “não me importa como, eu quero ver acontecer!”
Não sei se você já segue a Cris. Mas, se não segue, esta é a sua oportunidade. Ah, e não se esqueça de maratonar os destaques delas: https://www.instagram.com/junqueira.cristina/
Gostou de conhecer mais sobre a Cris Junqueira?
Alessandra Giovana é formada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal) e tem MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela atua com Inteligência de Mercado e Marketing de Conteúdo há mais de 17 anos, sempre em parceria com empresas de diversos segmentos espalhadas pelo Brasil e no estrangeiro, além de ser professora de pós-graduação. Se quiser conhecer mais sobre Inteligência de Mercado e Marketing de Conteúdo de maneira mais leve, vem para o LinkedIn comigo!