5 coisas que aprendi com Cris Junqueira

Você conhece Cris Junqueira? Cristina Junqueira é co-fundadora do Nubank, um dos maiores bancos digitais do mundo. Ela fez sua estreia na lista de bilionários da Forbes agora em 2024 que, segundo a publicação, acumulou um patrimônio de US$ 1,4 bilhão.

Mas para quem a acompanha nas redes sociais, certamente sabe que o maior orgulho dela não é medido por cifrões: ela também é mãe de 3 meninas e é adepta, dentro da sua realidade, a ter uma vida mais “pé no chão”. A maior herança que ela quer deixar para as suas filhas não está em uma conta bancária: são valores de honestidade, integridade e da importância do trabalho para gerar verdadeiros impactos transformadores no mundo. Ah, e não podemos esquecer: ela é uma apaixonada pelo universo da Disney!

Agora, vamos saber sobre estas 5 lições!

Lição 1: A mulher grávida é o mamífero mais eficiente do Planeta Terra

Cristina Junqueira destaca a eficiência e a capacidade única das mulheres grávidas no ambiente de trabalho. Ela sempre enfatiza o potencial de contribuição que mulheres grávidas podem oferecer aos seus ambientes de trabalho, desafiando as percepções convencionais sobre maternidade e capacidade profissional.

Cris também defende a importância de políticas organizacionais que apoiem a maternidade sem penalizar a carreira, pois as mulheres não apenas podem, mas de fato, contribuem enormemente para o sucesso das empresas durante e após a gravidez.

Cris reforça a importância de um ambiente de trabalho que reconheça e utilize as habilidades únicas das mulheres, promovendo a igualdade e oferecendo suporte verdadeiro durante momentos críticos de suas vidas.

Lição 2: Valorize a culpa como um alarme

A culpa não deve ser vista negativamente, mas como um indicativo de que algo precisa de atenção ou mudança. É essencial entender a origem da culpa para avaliar se ela é baseada na realidade e, se for, tomar ações corretivas.

Por exemplo, uma pessoa pode se sentir culpada por não passar tempo suficiente com a família devido ao trabalho. Aqui, é importante discernir se essa culpa tem base na realidade (real negligência) ou se é um sentimento derivado de expectativas irrealistas de si mesmo ou dos outros.

Lição 3: Só critique o que você sabe

Antes de sair criticando, lembre-se que as coisas saem erradas. Toda empresa vai ter problemas. Olhando de fora, fica muito fácil criticar, ainda mais quando muitos colocam os holofotes sobre aquele 1% que deu errado (nestas horas, ninguém lembra dos 99% que deram certo).

Além disso, as decisões fáceis nas empresas, no geral, não são tomadas pela alta liderança. A alta liderança fica com as decisões mais difíceis e complexas. E, muitas vezes, quem critica não está vendo a Big Picture, mas só um pedacinho de algo MUITO maior.

Por isso, foca no seu!

Ah, tem um podcast que ela fala muito sobre isso. Trouxe aqui para vocês!

Lição 4: Fazer o básico

Faça o básico bem-feito! Em um ambiente em que as coisas não funcionam de maneira eficiente, conseguir entregar o básico muito bem feito já é um grande diferencial.

Ou seja, muitas vezes não é necessário ter ideias mirabolantes, reinventar a roda ou inventar algo da NASA: apenas foque numa dor que dói muito no cliente e resolva. Cumprir o que foi combinado é ouro! É o que Cris muitas vezes resume como reliable.

E isso se aplica para qualquer área.

Lição 5: Não me interessa se o pato é macho, eu quero o ovo!

Essa é uma maneira bem humorada de Cris Junqueira dizer que o que realmente importa são os resultados, não os detalhes ou aspectos secundários de como esses resultados são alcançados.

Em outras palavras, ela reforça a importância de focar no objetivo final, sem se perder em questões irrelevantes ou triviais que não contribuem diretamente para o resultado desejado. Basicamente: “não me importa como, eu quero ver acontecer!”

Não sei se você já segue a Cris. Mas, se não segue, esta é a sua oportunidade. Ah, e não se esqueça de maratonar os destaques delas: https://www.instagram.com/junqueira.cristina/

Gostou de conhecer mais sobre a Cris Junqueira?

Alessandra Giovana é formada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal) e tem MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela atua com Inteligência de Mercado e Marketing de Conteúdo há mais de 17 anos, sempre em parceria com empresas de diversos segmentos espalhadas pelo Brasil e no estrangeiro, além de ser professora de pós-graduação. Se quiser conhecer mais sobre Inteligência de Mercado e Marketing de Conteúdo de maneira mais leve, vem para o LinkedIn comigo!

Picture of Alessandra Giovana

Alessandra Giovana

@alegiovana

Especialista em Inteligência de Mercado e Marketing de Conteúdo, com mais de 17 anos de experiência em empresas de diversos segmentos, além de atuar como professora de pós-graduação.